sábado, novembro 18, 2006

Salve a pureza das crianças

Que saudades do meu tempo de moleque. A escola era uma diversão sem fim - especialmente na hora do recreio; as tardes em casa eram divertidas e o ano demorava muito para terminar. Lembro-me da época em que brincava com os Playmobils, depois substituídos pelos G.I Joes e pelos personagens de He-Man, mais tarde pelos video-games: Atari e Mega-drive. No meio tempo gostava de ir até o porão de casa fazer duas coisas muito distintas: assaltar a despensa e o freezer e ler a coleção de enciclopédias de mamãe. Sim, eu tinha hábitos peculiares.
Recordo de como gostava de contar piadas e, acredito, tinha êxito no meu pequeno meio social. Hoje em dia não arrisco mais aquelas piadas pré-fabricadas - me parece, inclusive, que elas já estão fora de moda. Piada é coisa de criança. Pelo menos piada bem contada.Talvez seja porque elas ainda não se contaminaram pelo mau-humor dos adultos e pelo hábito politicamente correto (se bem que não coloco a minha mão no fogo pela geração atual, crianças "estranhas"), então qualquer coisa é motivo para risos e diversão. E nada mais bonito e engraçado que a pureza das crianças (como já dizia alguma canção...). Pensando nisso vale a pena rever uma cena da época em que a TV era ao vivo e o falso moralismo não corria solto pela nossa sociedade.

Confiram uma das maiores traquinagens - expontanêa e não premeditada - que já foi vista em rede nacional. É de colocar o Casseta e Planeta e o Pânico na TV no chinelo. Sensacional!




sexta-feira, novembro 17, 2006

Embustes, fraudes e falsificações

A vida nesse imensurável universo adimensional (também conhecido como rede mundial de computadores, ou internet, ou ainda internerd) é cheia de surpresas. Infelizmente, nem todas são agradáveis. Provavelmente a primeira e maior praga que nos vêm a cabeça são os vírus, cavalos de tróia, espiões e cia. Vou chamá-los de "pragas de primeira classe". Felizmente, contra elas temos diversas ferramentas disponíveis: antivírus, anti-espiões e mais um monte de anti- alguma coisa. Na sequência das pestes que nos afligem estão as pragas de segunda classe: as mensagens em massa não solicitadas, vulgarmente conhecidas como Spams. Originalmente a idéia dessas mensagens era vender algum produto que você nem sabia que existia e que precisava. Depois, vieram as correntes, piadas, causos. O grande problema é que nunca me perguntaram - e nem à você - se queria recebê-las! Quem não possuir uma caixa de mensagens vituais habilidosa no ato de separar o joio do trigo, estará fudido. Sim, fudido e sem o perdão da palavra. Para completar muitas vezes essas mensagens indesejáveis trazem as pragas de primeira classe como brindes! Uma delícia.
Uma peculiariedade dessas mensagens em massa é que elas só têm sucesso por conta de um pequeno detalhe. A pecinha na frente do computador. Eu, você, nós.

Quem nunca recebeu uma mesagem dizendo:

"Repasse essa mensagem para 20 amigos e ganhe o novo notebook da Motorola" ou "CUIDADO MAIOR AMEAÇA DE TODOS OS TEMPOS: VÍRUS INVITE blá blá blá..." ?

Essas mensagens são conhecidas como HOAX (embuste, trapaça). E só servem para coletar um monte de endereços eletrônicos válidos e enxer o saco alheio.

Como eu recebo muitas dessas pragas lá vão algumas dicas para evitá-las:

1) Mensagens com anexos

Regras de segurança básicas = não abra se não conhecer o remetente (aliás se baseando no nome do remetente e/ou da mensagem é possível saber se é algo sério ou não). Se conhecer o remetente, antes de abrir basta colocar o ponteiro do mouse sobre o anexo (vejam bem colocar não é igual a apertar duas vezes!!). Fazendo isso no canto inferior esquerdo do navegador aparecerá o nome completo do arquivo. Olhe para a extensão, ou seja, para as letras que seguem depois do ponto. Se for algo como .exe (um arquivo executável), delete. O truque de colocar o ponteiro em cima vale para atalhos que estejam no corpo da mensagem. Confira se o atalho realmente leva para o endereço que promete.

2) Mensagens indesejadas (Spams)

Nunca responda uma dessas pragas. Isso só confirmará que o destinatário (você) existe e ai vai chover lixo na sua caixa de mensagens.

3) Embustes (Hoax)

Bom, aqui cabe uma função importante: ativar o cérebro. No exemplo acima, quem pode acreditar que apenas enviando (repassando) a mensagem para 20 amigos a Motorola lhe dará um notebook? Primeiro que a Motorola não fabrica notebooks. Segundo que como ela vai saber que você mandou as 20 mensagens? Enfim...
Mas, quando receber essas mensagens, na dúvida consulte:

Hoaxbusters (em inglês)
Quatro Cantos (em portuga)
Google (conhece??)

Vale aquela idéia de que se ninguém aceitasse arquivos de fontes desconhecidas e sem verificá-los, se não respondesse mensagens em massa e se não acreditasse na primeira lorota que lêem, a internet seria um lugar muito mais agradável para se freqüentar.

A volta de um clássico

Muitos se emocionam com filmes como "E o vento levou" ou "O morro dos ventos uivantes". Fracos. Emoção de verdade é a que segue no próximo 1:59 minuto. Quem não se arrepia com essa trilha sonora clássica? O maior ator que hollywood já teve está de volta! O velho guerreiro italiano da periferia americana ressurge das cinzas. Não tenham vergonha, garotos, emocionem-se!!




O sonho não acabou!

sexta-feira, novembro 10, 2006

Dancem humanos, dancem

Qualquer semelhança, não é mera coincidência. Polegar opositor em riste.

Vale a pena dar uma espiada na página do autor do texto (aliás uma página bem interessante): Ernest Cline