sexta-feira, novembro 17, 2006

Embustes, fraudes e falsificações

A vida nesse imensurável universo adimensional (também conhecido como rede mundial de computadores, ou internet, ou ainda internerd) é cheia de surpresas. Infelizmente, nem todas são agradáveis. Provavelmente a primeira e maior praga que nos vêm a cabeça são os vírus, cavalos de tróia, espiões e cia. Vou chamá-los de "pragas de primeira classe". Felizmente, contra elas temos diversas ferramentas disponíveis: antivírus, anti-espiões e mais um monte de anti- alguma coisa. Na sequência das pestes que nos afligem estão as pragas de segunda classe: as mensagens em massa não solicitadas, vulgarmente conhecidas como Spams. Originalmente a idéia dessas mensagens era vender algum produto que você nem sabia que existia e que precisava. Depois, vieram as correntes, piadas, causos. O grande problema é que nunca me perguntaram - e nem à você - se queria recebê-las! Quem não possuir uma caixa de mensagens vituais habilidosa no ato de separar o joio do trigo, estará fudido. Sim, fudido e sem o perdão da palavra. Para completar muitas vezes essas mensagens indesejáveis trazem as pragas de primeira classe como brindes! Uma delícia.
Uma peculiariedade dessas mensagens em massa é que elas só têm sucesso por conta de um pequeno detalhe. A pecinha na frente do computador. Eu, você, nós.

Quem nunca recebeu uma mesagem dizendo:

"Repasse essa mensagem para 20 amigos e ganhe o novo notebook da Motorola" ou "CUIDADO MAIOR AMEAÇA DE TODOS OS TEMPOS: VÍRUS INVITE blá blá blá..." ?

Essas mensagens são conhecidas como HOAX (embuste, trapaça). E só servem para coletar um monte de endereços eletrônicos válidos e enxer o saco alheio.

Como eu recebo muitas dessas pragas lá vão algumas dicas para evitá-las:

1) Mensagens com anexos

Regras de segurança básicas = não abra se não conhecer o remetente (aliás se baseando no nome do remetente e/ou da mensagem é possível saber se é algo sério ou não). Se conhecer o remetente, antes de abrir basta colocar o ponteiro do mouse sobre o anexo (vejam bem colocar não é igual a apertar duas vezes!!). Fazendo isso no canto inferior esquerdo do navegador aparecerá o nome completo do arquivo. Olhe para a extensão, ou seja, para as letras que seguem depois do ponto. Se for algo como .exe (um arquivo executável), delete. O truque de colocar o ponteiro em cima vale para atalhos que estejam no corpo da mensagem. Confira se o atalho realmente leva para o endereço que promete.

2) Mensagens indesejadas (Spams)

Nunca responda uma dessas pragas. Isso só confirmará que o destinatário (você) existe e ai vai chover lixo na sua caixa de mensagens.

3) Embustes (Hoax)

Bom, aqui cabe uma função importante: ativar o cérebro. No exemplo acima, quem pode acreditar que apenas enviando (repassando) a mensagem para 20 amigos a Motorola lhe dará um notebook? Primeiro que a Motorola não fabrica notebooks. Segundo que como ela vai saber que você mandou as 20 mensagens? Enfim...
Mas, quando receber essas mensagens, na dúvida consulte:

Hoaxbusters (em inglês)
Quatro Cantos (em portuga)
Google (conhece??)

Vale aquela idéia de que se ninguém aceitasse arquivos de fontes desconhecidas e sem verificá-los, se não respondesse mensagens em massa e se não acreditasse na primeira lorota que lêem, a internet seria um lugar muito mais agradável para se freqüentar.

Nenhum comentário: