segunda-feira, fevereiro 24, 2014



CINCO motivos para você viajar de carro



Caminhando, de ônibus, de carro, barco ou avião: viajar é uma das melhores coisas da vida, sem sombra de dúvida. Particularmente eu curto muito viajar de carro. Por exemplo, cruzar a Itália ou a Escócia dirigindo foram experiências inesquecíveis (em breve eu tento recriar os roteiros aqui). 


Voltando. Quando você diz que planeja uma viagem de carro, muita gente torce o nariz dizendo que cansa, que dá muito trabalho e que você certamente vai se perder. É verdade! Mas estamos falando de viajar minha gente. Se você pensa assim vou tentar, sem muita pretensão, te convencer do contrário!


# 1 "Uma imagem vale mais que mil palavras"

Esse provérbio é atribuido ao pensador chinês Confúcio. Existe muito debate sobre esse velho chinês e, especialmente, sobre a origem desse dito. Masturbações acadêmicas a parte a minha explicação é simples: meu amigo, não adiante você ler sobre como tal lugar é bonito, interessante, ultra-hipe etc. Você tem que ir lá e ver por si mesmo. A China é um país enorme, cheio de paisagens e lugares maravilhosos e o Confúcio curtia uma viagem (literalmente eheheh) e, agora sim, cheguei onde queria chegar: viajar de carro permite você ver com seus próprios olhos coisas maravilhosas, que nenhuma Tia Augusta e CVC da vida irão te proporcionar! Não acredita? Então, dá um clique na foto.



# 2 Ir à lugares inimagináveis

Uma das grandes vantagens de viajar de carro é que você tem uma autonomia muito grande para redefinir trajetos, destinos e horários. E isso é muito bom porque não há nada mais chato do que ficar tempo demais num lugar que não agradou ou que dá para conhecer em 30 minutos; ou tempo de menos num lugar maravilhoso que você gostaria de ficar meses. Se estiver de excursão ou com um roteiro fixo com transporte terceirizado, dançou! E outra só estando de carro para dizer que "se perder pode ser ótimo" (sim, porque ninguém quer se perder estando de avião, né?). Muitas vezes me perdi de carro e acabei em lugares lindos. Então, para homenagear o Confúcio: "muitas vezes se perder, é se achar". E se você ainda não se convenceu, recomendo o "Viaje de Carro".

# 3 Socializar até não poder mais

Acredite, você vai falar muito numa viagem de carro. Mesmo que viaje sozinho! Mas, espero que você tenha alguma companhia, por que viajar de carro sozinho já não é tão legal assim (haja café, rádio no talo e janela aberta!). Se der tudo certo na viagem, amizades e amores sairão reforçados e renovados. Se der tudo errado, também. Bom acho impossível dar TUDO errado numa viagem, a menos que você seja muito chato ou muito fresco (bom nesse caso você nem deve estar lendo esse texto, né?). E se for casar, recomendo uma viagem de carro de uns 20 dias como test-drive. Vai por mim! Claro que você deve estar dizendo que pode conhecer muita gente e falar pelos cotovelos viajando com qualquer outro meio de transporte. Mas de carro você vai passar por interações únicas, se aproximar do dia-a-dia do lugar que estiver conhecendo. Fora que a imersão de todos no planejamento e (re)planejamento é enorme antes e durante a viagem. Falando em planejamento, eu recomendo ler isso aqui antes de sair com a sua caranga estrada afora. 




# 4 Gastronomize sua viagem

Gastronomizar não existe, mas você entendeu o que eu quis dizer, certo? Não entendeu? Então eu explico: viajar sem comer comidas inesquecíveis, é como namoro sem sexo; um puta desperdício de tempo. E excelentes restaurantes estão em pequenos locais, vilas rurais, simples e deliciosas (especialmente na Europa). E só de carro você poderá chegar num restaurante perdido no alto de uma montanha e descobrir que eles preparam o melhor almoço da sua vida. Claro que o ruim é que não dá para tomar uma cerveja ou um belo vinho e depois cair na estrada. Então, se fizer isso respeite a siesta ou então só beba no jantar. Digo isso porque espero que você não queira viajar de noite. De carro, perde todo o sentido. Ah, e claro, tem gente que diz que comer em restaurante é muito caro, que na Europa o euro é isso e blá blá... Meu, tu já gastou uma grana pra chegar do outro lado do mundo. Aproveite! Mas, para não me taxarem de elitista: se você estiver de carro, pode aproveitar e desfrutar de um drive-thru do MacDonalds ahahaha



# 5 Fugir de centros urbanos, especialmente megalópoles



Calma, calma... eu não tenho nada contra passear em centros urbanos e super capitais. Até porque nasci em São Paulo e adoro voltar lá, para passear! Mas é que aqui fica uma dica meio óbvia: nunca vá de carro para uma cidade grande, especialmente em outro país. O motivo é simples: você não quer passar raiva, nem estresses. E se perder numa cidade grande não é legal. Assim, viajar de carro meio que te "obriga" a conhecer locais que estão fora do roteiro óbvio das viagens. E isso é ótimo porque nesses locais a viagem é bem diferente, cheia de surpresas (claro que é dever do viajante dar uma pesquisada para escolher um percurso bacana né?). Então, se seu roteiro incluir grandes centros urbanos, alugue/devolva o carro quando estiver chegando/saindo (eu prefiro fazer isso em aeroportos para não entrar dirigindo na cidade). Funciona que é uma beleza!








Nenhum comentário: