sexta-feira, setembro 15, 2006

Duas semanas para confirmar

Pois é, em breve iremos às urnas apertar aquele botão verde e resolver todos os nossos problemas nos próximos quatro anos, não é? Bom, alguns irão apertar o botão branco e outros digitarão algo como 666 e apertarão confirmar. Aliás, me expliquem para que serve o voto nulo, ou melhor, qual a diferença entre o voto nulo e o voto em branco? Diferente do que muitos pensam (ou pensavam, como eu) mesmo que 99,9999% dos votos fossem nulos, haveria mesmo assim um candidato eleito. Isso significa que bastaria o canditato votar em si próprio para vencer. Portanto, na nossa democracia não há espaço legítimo para se dizer NÃO (pelo menos na hora do voto). No máximo podemos dizer, "eu passo a vez".
Mas é interessante que mesmo não havendo a menor diferença entre apertar o branco ou escrever 666 e confirmar, as duas categorias existem. Alguns poderiam dizer que tecnicamente a categoria NULO não existe, afinal não existe um botão ANULAR. Mas, se eu posso escrever 007 e confirmar, então meu voto foi anulado e, queiram ou não, ele existe.
Encarando pelo lado conceitual e sonoro desses adjetivos dados ao voto (BRANCO e NULO) me ocorreu que socialmente quem vota em branco seria um bundão, um alienado, um preguiçoso; ao passo que aquele que anula o voto seria um revolucionário. Se nos remetermos à época das cédulas de votação isso fica mais claro: ao deixar sua cédula em branco o cidadão dizia "pra mim tanto faz" (abrindo margem até para que alguém da mesa de conferencia marcasse um X no nome do seu candidato favorito), enquanto que o cidadão que rasurava a célula, homenageando a mãe que pariu aqueles engravatados que são pegos com dinheiro na cueca, esses sim, tinham atitude em dizer "vão pra PQP". Enfim, ao menos socialmente, nas mesas de bar, nos diretórios acadêmicos, era assim. Bom, isso talvez seja um eco do passado.
Parece que nos primórdios da democracia brasileira, se houvesse maioria de votos anulados o candidato não poderia assumir, mas depois da Constituição de 88 isso mudou (para maiores informações sobre essa questão eu sugiro que vocês consultem páginas como a do TSE ou usem o Google).

Bom, nada resolvido dia 01-10 elas estarão lá, a opção Branco e a opção de anular o voto. De qualquer forma, tanto faz. Eu acho que a opção de anular deveria ser extinguida. Fácil! Se alguém errar de propósito o número do candidato apareceria uma tela azul com os dizeres:

ERRO FATAL, FAVOR REINICIAR A URNA ELETRÔNICA.

Afinal, no Brasil, votar é obrigatório.

3 comentários:

Anônimo disse...

rsss ... otimo! put#^^%&A incoerencia mesmo.
Abracao meu!

susana disse...

olá.

a história do voto nulo e do voto em branco, para mim é bem diferente.

vota em branco, quem está descontente com o sistema, e tem a certeza que nunhum dos candidatos é o adequado para representar o seu povo. esses votos deviam ter muita importância porque isso é o sinal de que as coisas não correm bem.

vota nulo, o ignorante que não sabe como se vota e se põe a escrever palhaçadas ou a fazer desenhos, ou a pôr mais do que uma cruz no boletim de voto.

o problema do voto em branco é que em países corruptos, esses boletins são manipulados para o candidato que se quer que ganhe...

é assim a política até no meu país...

susana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.