sábado, setembro 23, 2006

Eleições 2006 - Parte II

Diante do atual (?) cenário político brasileiro e, principalmente, por ter que tolerar um governo que diz que não sabe e nunca viu nada, resolvi usar esse espaço para ser bem objetivo em um ponto(objetivo por enquanto, pode ser que eu me rebusque mais em outro momento).
1. Nessas eleições o mais importante não são os cargos de PRESIDENTE e GOVERNADOR. Em poucas palavras, de nada adianta eleger um chefe de estado supimpa se não daremos a mínima para aqueles que irão de fato nos representar na hora em que os projetos, leis, medidas etc serão colocados em pauta. Portanto, temos que aprender a dar atenção aos cargos de Deputado (estaduais e federais), Senador e Vereador (que não é o caso dessa eleição). Desses sim, podemos cobrar com muito mais facilidade e, inclusive monitorar e fiscalizar. Nesse sentido cito algumas ferramentas muito boas

TRANSPARÊNCIA BRASIL

Uma ONG que apresenta o perfil completo (por exemplo, gastos com campanha, declaração de bens, número do CPF) dos canditados a Deputado. O ponto mais interessante é a possibilidade de avaliar o que o candidato já fez (quando se tratar de reeleição) e principalmente a situação do mesmo perante a justiça.

UOL Eleições

Uma página bastante informativa e esclarecedora a respeito de diversas questões acerca do processo eleitoral e com notícias diárias sobre os candidatos e a atual crise política no país
Acho que partindo desses dois sítios muita coisa fica mais clara para o dia do primeiro turno.

Políticos do Brasil
Na mesma linha da ONG Transparência Brasil, mas traz dados de praticamente TODOS os políticos do Brasil. Vale a pena consultar antes de votar.
Um dado muito relevante é o número do CPF dos candidatos. Com ele podemos checar sua situação fiscal, por exemplo.

Nenhum comentário: