segunda-feira, março 12, 2007

The trial of Tony Blair

"Puta merda! Isso eh liberdade de expressao"


Foi o que pensei quando assisti pela primeira vez o anuncio do filme "The trial of Tony Blair" (literalmente "O julgamento de Tony Blair", mas eu acredito que existe uma boa possibilidade de que signifique ao mesmo tempo " o ensaio", "a prova", "a preocupacao" de Tony Blair). Sim, apos o termino tenho a certeza de que "trial" foi escolhida a dedo.
Apesar de vivermos numa democracia no Brasil (ok, segurem as risadas por favor) nao imagino e, me surpreendeu ate, como um filme desse nao tenha sido "editado" (uma palavra simpatica para amputado ou censurado). Vamos ao que se trata:

A historia se passa num futuro ficticio onde Hilary Clinton governa os E.U.A e Gordon Brown (o atual ministro das financas) acaba de se tornar o primeiro ministro do Reino Unido. Minha primeira surpresa foi exatamente o fato de que personagens e fatos reais compoe a historia. Alem disso, os personagens sao colocados em situacoes um tanto desconfortaveis (para eles, na vida real) e hilarias e/ou bastante reflexivas para a audiencia. Vale citar que no final da carreira Tony Blair tenta desesperadamente publicar uma auto-biografia e arrumar uma vaga em Washigton e, ao mesmo tempo, se livrar de ir ao juri por comecar a guerra no Iraque...

Vale a pena conferir!

Mais sobre a democracia britanica (cultura inutil): aqui para construir uma casa ou reforma-la, o estado obriga o cidadao a mostrar a planta para os vizinhos. Esses tem o direito de reclamar caso achem que a nova construcao mudara ou destoara a paisagem da vizinhanca. Acredite, se quiser!

Um comentário:

Chris disse...

E aí Marcão?! Tô curtindo muito seu blog!
Esse negócio da liberdade de expressão inglesa é estranho mesmo. Por um lado fico meio chocado com as coisas que a imprensa publica, com as sátiras ou críticas que deixam passar na tv. Bem pesadas algumas vezes. Por outro, agora parece que se tem que passar por uma comissão para ver se o protesto que se quer fazer é aprovado em alguns quesitos... mas até que faz algum sentido, acho.
Ah, sobre o lance da construção. Na segunda semana aqui recebi uma notificação dessas! O vizinho ia fazer uma reforma e me falaram que eu podia soltar o verbo! Mas sabe que achei bem honesto?! Acho que as pessoas aqui levam a sério mesmo essa proposta. Elas só vão reclamar e tentar impedir a obra se de fato acharem que não rola... pelo menos é o que estou conhecendo dos ingleses...
Abraço!